quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia Mundial da Luta Contra a Aids

Por Caio Lafayette

Em 1º de dezembro - amanhã, no caso - comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.



Esse 'dia' foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

A cada ano, diferentes temas são abordados, destacando importantes questões relacionadas à doença. Em 1990, por exemplo, quando a Aids ainda era mais disseminada entre os homens, o tema foi "A Aids e a Mulher". Em 1997, foi a vez de as crianças infectadas serem lembradas. 

Este ano a campanha dará enfoque nos jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.

No Brasil, os números da epidemia de Aids são motivo para comemoração. Segundo dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de pessoas portadoras do vírus HIV estacionou em 0,6% da população. Além disso, entre 1997 e 2010, o número de infecções caiu 21%. 

Aproveitemos, portanto, o dia 1º de Dezembro para lembrar da importância da prevenção, não somente do contágio do vírus do HIV, mas de todas as demais doenças sexualmente transmissíveis. E que, principalmente, tal lembrança não seja apenas amanhã, mas durante toda a nossa vida.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário