quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vossa Majestade, Edmar Moreira

Em tempos de 'Cachoeira', como não lembrar do Castelo de Edmar Moreira?

Pois bem, texto que escrevi em Março de 2009, quando o escândalo do tal castelo estava na pauta.


VOSSA MAJESTADE, EDMAR MOREIRA
Por Caio Lafayette


Castelo Monalisa, do ex-deputado por Minas Gerais, Edmar Moreira


É com todo respeito e admiração que venho através desta humilde carta demonstrar toda minha admiração pela sua pessoa. Não é qualquer um que, nascido em um interior esquecido de Minas Gerais, atinge o cargo de corregedor da Câmara Federal. Mais difícil ainda é, poucos dias depois de assumir, ser ‘homem’ o suficiente para renunciar ao cargo em plena mesa da Câmara, como Vossa Majestade fez, afinal, os golpistas estavam forçando sua renúncia só por causa de sonegação fiscal…

Vossa Majestade, de fato, desde cedo mostrou ser um ‘revolucionário’. Quem mais, além de V. M., conseguiu ser expulso da corporação da Polícia, no período de ditadura, por abuso de autoridade? E já como Deputado, mesmo quando todos lutavam a favor do fim da CPMF, V. M. mostrou não ser um ‘maria-vai-com-as-outras’ e votou a favor da manutenção da taxa. Sem dúvida, um visionário.

Porém, Vossa Majestade, o motivo desta carta é demonstrar a imensa admiração pelo seu mais valioso bem: seu Castelo!

O castelo não se compara com a grandeza da índole e ética esbanjada por V.M. no transcorrer de sua vida, mas temos que admitir que é uma construção ‘faraônica’. São 8 milhões de metros quadrados de terreno, 32 suítes, sendo uma de 110 m² (área maior que a de um apartamento popular, às vezes habitado por famílias de até 10 pessoas), elevadores, uma capela (V.M. demonstra ser muito devoto a Deus e a seus princípios, incluindo os 10 mandamentos – não matar, não roubar, etc.).

Mais do que qualquer coisa, a causa da construção do castelo é nobre (assim como V.M.): realizar o desejo de sua esposa que, com ciúme do cunhado que comprou uma fazenda, fez um apelo para ter um castelo. Apelo este que causou comoção no bom do coração de Vossa Majestade que, com muito esforço, partiu em busca de realizar o sonho da sua esposa.

Para concluir, quero que saiba que não entendo o porquê de alguns dizerem que Vossa Majestade deveria ser preso por conta desse castelo. Na verdade, só pode ser inveja, afinal, esses que querem não são tão nobres quanto V.M., têm que declarar imposto, pagar aluguel, utilizar o SUS…

Parabéns, Vossa Majestade, Edmar Moreira
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário