terça-feira, 29 de maio de 2012

PSDB repudia atitude de Lula em relação ao STF

Nota assinada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra (PSDB-PE), e pelo secretário-geral da legenda, Rodrigo de Castro (PSDB-MG), classifica de “necessária e urgente” a apuração integral, pelas instituições oficiais competentes e por organizações da sociedade civil, das ações de Lula junto ao órgão máximo da Justiça brasileira para interferir no processo de julgamento do mensalão. “Os fatos narrados atentam violentamente contra a independência e a moralidade que devem pautar a atividade pública, sobretudo em um Estado Democrático de Direito onde a autonomia dos Poderes constituídos é conquista inarredável e direito garantido da sociedade brasileira”, diz trecho do documento. Confira a íntegra:

“Em face da gravidade das revelações feitas pela imprensa sobre encontro mantido entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, o PSDB vem a público declarar:

1 – Os fatos narrados atentam violentamente contra a independência e a moralidade que devem pautar a atividade pública, sobretudo em um Estado Democrático de Direito onde a autonomia dos Poderes constituídos é conquista inarredável e direito garantido da sociedade brasileira.

2 – É necessária e urgente a apuração integral pelas instituições oficiais competentes, bem como por organizações da sociedade civil, sobre as ações e iniciativas empreendidas pelo ex-presidente da República junto a ministros e representantes do Supremo Tribunal Federal (STF) com intuito de influenciar e interferir no processo de julgamento de prática criminosa denunciada durante seu governo, conhecida como “mensalão”.

3 – O PSDB e seus senadores e deputados federais apoiarão todas as iniciativas no âmbito do Congresso Nacional para uma investigação profunda e isenta sobre desvios de conduta, tráfico de influência ou prática de lobby por parte de agentes públicos.

Dessa forma, o PSDB vem reafirmar sua confiança na independência do Poder Judiciário e ressaltar a importância e o valor das decisões do STF na defesa intransigente da Constituição e dos direitos da sociedade brasileira.

Quer ainda somar sua voz à dos setores da sociedade civil que declaram indignação diante dos fatos ocorridos e vindos a público por intermédio da imprensa nacional, que, mais uma vez, prestou inestimável contribuição ao país.

Por fim, o PSDB manifesta perplexidade com o esforço que vem sendo feito pelo PT no sentido de evitar que os trabalhos da CPMI que investiga denúncias
envolvendo o contraventor Carlos Cachoeira alcancem pleno êxito, com independência e respeito à verdade dos fatos.

Brasília, 28 de maio de 2012.

Deputado Rodrigo de Castro (MG)
Secretário Geral do PSDB

Deputado Sérgio Guerra
Presidente Nacional do PSDB”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário