quarta-feira, 17 de outubro de 2012

36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


A partir de Sexta-Feira, 19 de outubro, até 2 de novembro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas serão exibidos cerca de 350 títulos de mais de 60 países e diversas cinematografias em 28 espaços entre salas de cinema, museus e instituições culturais espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Tive o cuidado de ler a sinopse de TODOS os filmes que serão exibidos e fiz uma lista dos 10 que mais me interessaram. Divido com vocês, leitores, a lista e sugiro que entrem no site oficial da Mostra e façam as suas próprias listas.

*(A lista está em ordem alfabética)*


A PARTE DOS ANJOS
2012                Ficção             Reino Unido, França, Bélgica, Itália              101 min.


Neste misto de comédia e crítica social, Robbie é um rapaz de Glasgow perseguido pelo seu passado de delinquente. Ele e os amigos Rhino, Albert e a jovem Mo escapam por pouco de serem presos, mas acabam sendo punidos com uma pena de trabalhos comunitários. Henri, o educador responsável por eles, torna-se então o seu novo mentor, iniciando-os na arte do uísque. De destilarias a sessões de provas selecionadas, Robbie descobre um talento real de provador, conseguindo identificar as colheitas mais excepcionais e mais caras. Com esse novo talento em mãos, Robbie precisa escolher um caminho na vida: continuar a sua vida de pequenos delitos e violência ou investir num futuro mais promissor. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes.

           
A RIQUEZA DO LOBO
2012                Ficção             França                        86 min.


Olaf desapareceu. A única coisa que ele deixou para sua namorada Marie foi uma caixa de fitas com centenas de horas gravadas nos últimos sete anos da sua vida, junto com um caderno de anotações. Dia a dia, ela assiste essas imagens, esses fragmentos de uma vida, e tenta reconstruir a jornada do homem que ela ama para entender melhor a sua partida.


CINE HOLLIÚDY
2012                Ficção             Brasil              91min.


A chegada da TV no interior do Ceará, na década de 70, colocou em xeque as salas de cinema das pequenas cidades. Mas um herói chamado Francisgleydisson resolveu lutar para manter viva sua paixão pela sétima arte. Suas armas: criatividade e o bom humor cearense.


EL GUSTO
2011                Documentário            Argélia, França, Irlanda                      88 min.


Uma orquestra de músicos judeus e muçulmanos separados pela guerra se reúne 50 anos depois do evento para levar ao palco um último concerto. Esses homens ajudaram a provar que a universalidade da música pode transcender todas as diferenças e preconceitos. No mundo moderno onde conflitos separam comunidades, destacando suas diferenças, essa reunião excepcional serve para lembrar a geração mais jovem da importância de uma coexistência cultural e religiosa.

  
EU NÃO FAÇO A MENOR IDEIA DO QUE EU TÔ FAZENDO COM A MINHA VIDA
2011                Ficção             Brasil              90min.


Clara escolheu fazer medicina na faculdade pelo simples fato de que toda a sua família é formada por médicos respeitados. Não era o que queria, mas ela também não sabe se existe alguma profissão específica com a qual realmente se identifique. Começa então a matar aulas sem contar para os pais ou para o namorado. Em sua nova rotina matinal, acaba notando que talvez ela não seja a única se sentindo perdida na vida.

  
LADO A LADO
2012                Documentário            Estados Unidos                     99 min.


O documentário investiga a história, processo e o fluxo de trabalho dos métodos de criação de cinema em digital e película. O filme mostra o que os artistas e cineastas conseguiram realizar até hoje com película e digital, e como suas necessidades e inovações ajudaram a empurrar o cinema para novos caminhos. Entrevistas com cineastas, diretores de fotografia, coloristas, cientistas, engenheiros e artistas revelam suas experiências e opiniões sobre o trabalho com película e digital – onde estamos, como chegamos aqui e o que o futuro reserva.


QUANDO ELEFANTES LUTAM, É A GRAMA QUE SOFRE
2012                Documentário            Estados Unidos                     52 min.


Um ano depois de seu início, após deixar um rastro de milhares de mortos, o conflito na Síria tornou-se um microcosmo que reflete a complexa política da região. Tendo como pano de fundo a Primavera Árabe e a deposição do ditador Muammar Gaddafi pela Otan na Líbia, o documentário aborda o conflito na Síria mostrando o lado humano de civis, mulheres, crianças, famílias e comunidades inteiras que foram mortos, sofreram abusos e tiveram que se deslocar para campos de refugiados. Ao mesmo tempo em que revela a dor dos que foram pegos no fogo cruzado, o filme procura desvendar o conflito, explorando as motivações dos envolvidos, como o regime baathista de Bashar Assad, o Exército Livre da Síria, assim como as outras influências na geopolítica da região, como os EUA, Israel, Rússia, China, Irã, Líbano, Turquia e os países do golfo Pérsico.



NO
2012                Ficção             Chile, França, Estados Unidos                     115 min.


Quando o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato em 1988, os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.


NOVE CRÔNICAS PARA UM CORAÇÃO AOS BERROS
2012                Ficção             Brasil              93 min.


Nesse mosaico de relações humanas e situações cotidianas, homens e mulheres de diferentes idades sentem uma intensa necessidade de se reinventar. Larissa não gosta mais de Mário. Leopoldo não sabe se vai ou se fica. Júlio ainda vive com a mãe. Simone cansou de ser prostituta. Vanise se lembrou do que significa ser mulher. Philipp não quer voltar para a Alemanha. Carol carrega muitas lembranças. André quer fazer um novo tipo de música. Denise decide viver novas experiências enquanto há tempo. Todos vivem o momento da guinada, cada um a seu modo.


REALITY
2012                Ficção             Itália, França               115 min.


Luciano é um peixeiro napolitano que complementa sua modesta renda aplicando pequenos golpes com sua esposa Maria. Simpático e divertido, Luciano nunca perde uma oportunidade de se apresentar para seus clientes e inúmeros parentes. Um dia, encorajado por sua família, Luciano se inscreve num reality show italiano. Na busca desse sonho, sua percepção da realidade começa a mudar.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário