sexta-feira, 26 de abril de 2013

20 músicas brasileiras 'universais'

Por Caio Lafayette


Tomei pra mim o desafio de listar 20 músicas nacionais ‘universais’. Por ‘universais’ tentemos considerar músicas emblemáticas e que todos conhecem, independente do gosto musical, idade ou região do país.
Não são, necessariamente, as melhores, nem as que eu mais gosto, mas aquelas que se a pessoa ainda não conhece, vai conhecer, seja em uma festa de formatura ou nos livros de história. 

Tentei organizá-las em ordem, apesar disso ser extremamente subjetivo, e peço a ajuda de vocês caso tenha esquecido alguma ‘pérola’.

Obs: Antes de chegar às 20, listei 48 músicas emblemáticas. Caso alguém tenha curiosidade de saber quais foram as outras 28, depois eu posto.


20. Pelados em Santos – Mamonas Assassinas





“Minha Brasília amarela 

Tá de portas abertas 
Pra mode a gente se amar 
Pelados em Santos” 


19. Whisky a Go Go – Roupa Nova



“Eu perguntava ‘do you wanna dance?’ 

E te abraçava ‘do you wanna dance?’ 

Lembrar você, um sonho a mais não faz mal” 



18. Borbulhas de amor - Fagner


“Quem dera ser um peixe 
Para em teu límpido aquário mergulhar 
Fazer borbulhas de amor pra te encantar 
Passar a noite em claro” 


17. Era um garoto – Os incríveis


“Era um garoto que como eu amava os Beatles e os Rolling Stones 
Girava o mundo sempre a cantar as coisas lindas da América” 


16. País Tropical – Jorge Ben


“Moro num país tropical, abençoado por Deus 
E bonito por natureza 
Mas que beleza!” 


15. Pais e filhos – Legião Urbana


“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã 
Porque se você parar pra pensar na verdade não há.” 


14. Como Nossos Pais – Elis Regina



“Minha dor é perceber 
Que apesar de termos feito tudo, tudo, tudo o que fizemos 
Nós ainda somos os mesmos e vivemos 
Ainda somos os mesmos e vivemos 
Ainda somos os mesmos e vivemos 
Como os nossos pais...” 


13. Aquarela do Brasil – Ary Barroso


“Brasil! 
Meu Brasil brasileiro 
Meu mulato inzoneiro 
Vou cantar-te nos meus versos 
O Brasil, samba que dá 
Bamboleio, que faz gingar 
O Brasil, do meu amor 
Terra de Nosso Senhor 
Brasil! Pra mim! Pra mim, pra mim” 


12. Vamos fugir – Gilberto Gil


“Vamos fugir! 
Deste lugar, baby! 
Vamos fugir 
Tô cansado de esperar 
Que você me carregue... 
Vamos fugir!” 


11. Gostava tanto de Você – Tim Maia


“Você marcou em minha vida 
Viveu, morreu, na minha história 
Chego a ter medo do futuro 
E da solidão que em minha porta bate... 
E eu, gostava tanto de você!” 


10. Alegria, Alegria – Caetano Veloso


“Caminhando contra o vento 
Sem lenço e sem documento 
No sol de quase dezembro 
Eu vou...” 


9. Emoções – Roberto Carlos


“Quando eu estou aqui 
Eu vivo esse momento lindo 
Olhando pra você 
E as mesmas emoções 
Sentindo...” 


8. Trem das Onze - Adoniran Barbosa


“Não posso ficar nem mais um minuto com você 
Sinto muito amor, mas não pode ser 
Moro em Jaçanã, 
Se eu perder esse trem 
Que sai agora às onze horas 
Só amanhã de manhã.” 


7. Maluco beleza – Raul Seixas


“Controlando a minha maluquez 
Misturada com minha lucidez... 
Vou ficar... 
Ficar com certeza, Maluco beleza!” 


6. Um novo tempo – Marcos Valle


“Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa 
É de quem quiser, quem vier” 


5. Pra não dizer que não falei das flores – Geraldo Vandré


“Vem, vamos embora 
Que esperar não é saber 
Quem sabe faz a hora 
Não espera acontecer” 


4. Garota de Ipanema – Vinicius e Tom


“Olha que coisa mais linda 

Mais cheia de graça 


É ela menina 

Que vem e que passa 

No doce balanço, a caminho do mar” 


3. Asa Branca – Luiz Gonzaga 


“Quando olhei a terra ardendo 
Com a fogueira de São João 
Eu perguntei a Deus do céu, ai 
Por que tamanha judiação” 


2. Carinhoso – Pixinguinha



“Meu coração, não sei por quê 
Bate feliz quando te vê 
E os meus olhos ficam sorrindo 
E pelas ruas vão te seguindo, 
Mas mesmo assim foges de mim.” 


1. O que é, o que é? - Gonzaguinha


“Viver! 
E não ter a vergonha de ser feliz 
Cantar e cantar e cantar 
A beleza de ser 
Um eterno aprendiz... 
Ah meu Deus! 
Eu sei, eu sei 
Que a vida devia ser 
Bem melhor e será 
Mas isso não impede 
Que eu repita 
É bonita, é bonita 
E é bonita...”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário