quarta-feira, 10 de abril de 2013

A Flip 2013 já tem data e autor homenageado

Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty será realizada entre os dias 3 e 7 de julho de 2013 e celebrará a obra de Graciliano Ramos.

No próximo dia 27 de outubro se completam 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrângulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano Ramos teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, as convicções e atividades políticas inspiraram suas obras de forte conteúdo social.

Memórias do Cárcere revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão. Vidas Secas, um de seus mais celebrados trabalhos, retrata, por meio de um relato indignado, as agruras dos retirantes nordestinos castigados e humilhados pela seca.

Os escritores homenageados nas edições anteriores da Flip foram Vinicius de Moraes (2003), Guimarães Rosa (2004), Clarice Lispector (2005), Jorge Amado (2006), Nelson Rodrigues (2007), Machado de Assis (2008), Manuel Bandeira (2009), Gilberto Freyre (2010), Oswald de Andrade (2011) e Carlos Drummond de Andrade (2012).




O que é a FLIP?

A FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty é um dos eventos culturais mais importantes do Brasil e da América do Sul. Conta com a participação de importantes escritores nacionais e estrangeiros, em debates e palestras nos prédios históricos e em tendas armadas nas ruas. 

A cada ano a Festa homenageia um grande escritor já falecido, como Vinícius de Morais, Clarisse Linspector, Guimarães Rosa, entre outros. Tem cerca de 200 eventos orientados a todo tipo de público: debates, oficinas, filmes, shows e exposições, que acontecem nas programações da “Tenda dos Autores”, da FLIPINHA e da FLIPZONA. 

Veja mais em: http://www.flip.org.br/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário