quinta-feira, 9 de maio de 2013

Projeto TETO

Conheça o Projeto TETO e participe da construção de Maio


Nos dias 25 e 26 de Maio serão construídas, junto com 55 famílias, novas moradias de emergência em 4 comunidades diferentes: Tekoa Pyau, Vilma Flor, Pedra Branca (São Paulo) e Dois Palitos (Embu das Artes).

Confira mais informações e esclareça suas dúvidas abaixo.

- O que é a Construção?
A Construção é um evento no qual voluntários universitários trabalham em conjunto com moradores de assentamentos precários da Grande São Paulo para construírem moradias de emergência. As casas são feitas de painéis pré-fabricados de madeira, tem 18 metros quadrados e serão construídas em dois dias. Nos dias 25 e 26, serão construídas moradias com famílias que vivem em dois municípios da Grande São Paulo: São Paulo e Embu. 


- Se as casas são construídas em dois dias, porque a construção é do dia 24 ao dia 26? 
Porque no dia 24 os inscritos se reunirão à noite, às 20h, em local a ser definido, para partirem juntos para a construção. Assim, acordarão cedo no dia 25 para começarão a construir e terminar tudo no dia 26. 

- Existe algum custo para participar como voluntário? 
Sim, cada voluntário deve contribuir com uma doação para ajudar a custear a construção. Os voluntários inscritos receberão informações para realizar um pagamento antecipado, no valor de R$25 (vinte e cinco reais), e deverão simplesmente enviar o comprovante de pagamento para o seguinte e-mail: inscricoes.brasil@teto.org.br. A inscrição do voluntário só será validada a partir do pagamento da taxa de inscrição. Para se inscrever, clique AQUI.
Após a inscrição, caso necessite de isenção no pagamento, você receberá um formulário para preencher e justificar sua solicitação. 

- Preciso participar de alguma reunião prévia? Vi umas datas de reuniões de apresentação no site, elas são obrigatórias? 
Não. Essas reuniões são para apresentar o projeto para voluntários que desejam trabalhar em projetos do escritório. Para construir não é pré-requisito ter participado das reuniões. 


- Posso participar de apenas um dia da Construção? Posso ir e voltar para minha casa durante a ação?
Não. O processo de construção é também uma ação formativa. Após toda a jornada de trabalho, os voluntários se reúnem na escola para discutir o que foi vivenciado durante o dia, trocar experiências e debater sobre a realidade que encontraram. Além disso, com todos concentrados em um mesmo lugar também demonstra-se compromisso com a ação e facilita uma série de questões logísticas, uma vez que assim o dia começa mais cedo. 


- Posso chegar depois? Posso ir embora antes?
Não. A atividade dura três dias e ela não será bem aproveitada se não for vivenciada por inteiro. Além disso, por se tratar de centenas de voluntários, não é possível realizar um controle das equipes se houverem muitas pessoas chegando e saindo em momentos diversos. 

- Posso ficar na mesma escola do meu amigo (a), irmão (ã), namorado (a), etc.? 
Por serem muitos voluntários e por questões logísticas, a separação ocorre de forma aleatória. Muitos voluntários participarão de uma atividade do TETO pela primeira vez. Você tem a chance de conhecer novas pessoas que estarão lá pelos mesmos ideais que você. 


- Existe restrição de idade? Não sou universitário, posso participar?
O foco é o trabalho com jovens com idade entre 18 e 30 anos. Voluntários nesta faixa etária poderão participar da construção. Para participar desta atividade o voluntário precisa ter já 18 anos completos. Para quem está acima desta faixa etária há outras maneiras de colaborar. http://www.techo.org/paises/brasil/participe/ 

- Como são escolhidas as comunidades em que trabalhamos? 
Busca-se trabalhar com comunidades (conjunto de oito ou mais famílias) que vivem em um alto grau de precariedade com casas feitas de restos de madeira, papelão, lonas, etc. e sem acesso a um dos três serviços básicos (água, luz e saneamento básico). 


- O que levar para a construção?

  • Coisas de dormir: colchonetes, saco de dormir, cobertor, etc. 
  • Roupas confortáveis e que possam sujar (e eventualmente estragar); capa de chuva, bota, galochas ou tênis fechado confortáveis e impermeáveis. É obrigatório o uso de calça jeans!
  • Um lanchinho para sexta-feira à noite. 
  • Barrinhas de cereal (se quiserem, para quando der fome entre as refeições principais). 
  • Talheres e prato.
  • Lenços umedecidos (nãohá banho nas escolas devido à constante falta de água nas comunidades) 
  • Repelente e protetor solar, bonés e chapéus. 
  • Remédios de uso cotidiano. 
  • É necessário estar com as vacinas em dia, principalmente a de tétano. 

O que preciso levar para construir?

  • Capa de Chuva 
  • Luvas (obrigatório)
  • Calça jeans (obrigatório) 
  • Trena – se tiver uma com 8 metros ou mais, melhor. Se só tiver uma trena menor, também serve
  • Outras ferramentas que tiver, como chave de fenda/phillips
  • Martelo
Apenas luvas e calça jeans são obrigatórios. Os outros itens, caso os tenha, é interessante levar para a construção. 


- Como vai funcionar o transporte, alojamento e alimentação?
Durante toda a duração da atividade, você terá transporte, alojamento e alimentação garantidos. No dia 24 à noite, os voluntários se encontrarão em um local a ser definido. Será realizado o cadastramento dos voluntários, a abertura da construção e por volta das 22h30 parte em ônibus contratados para as comunidades. Aloja-se em escolas públicas próximas às comunidades atendidas. Na escola, serão servidos o café da manhã e o jantar. O almoço será feito nas comunidades, pelas famílias, com comida fornecida pelo TETO. 


- Não tenho experiência de construção. Haverá alguma capacitação?
Sim, na própria construção é realizada uma breve capacitação para os voluntários. Além disso, cada equipe de construção contará com dois líderes experientes que serão responsáveis por ensinar os voluntários a construir. 


- Onde e quando nos encontraremos para ir para a comunidade?
Na noite da sexta-feira, dia 24 de maio, às 20h, em local a ser definido. Ao final da construção, no domingo à noite, os ônibus nos deixarão de volta em um local próximo a uma estação de metrô (local exato a se definir). 


- Não vou poder participar da Construção. Posso ajudar de alguma outra maneira? Sim, você pode participar como voluntário de outras atividades realizadas pelo TETO e/ou ajudando o projeto com doações. Para conhecer outras maneiras de colaborar com o TETO entre em http://www.techo.org/paises/brasil/participe/

Veja mais em: 
CONSTRUÇÃO DE MAIO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário