quinta-feira, 10 de julho de 2014

Por que não me ufano?

Por Caio Lafayette

Porque bom mesmo é só aquilo que gostamos. Insistimos em falar mal do BBB e mantemos a TV ligada. Porque somem aviões. Padres se penduram em balões. Santas aparecem em janelas.

Porque não entendemos o que significa Estado laico. Confundimos o ser humano com o cidadão. Não sabemos o que é democracia. Achamos que ‘de direita’ é quem defende o regime militar e que ‘de esquerda’ é comunista que come criancinhas.

Porque nivelamos tudo por baixo. Porque furamos fila e criticamos o corrupto. Porque achamos lindo o ‘jeitinho brasileiro’. Porque tentamos resolver antigas desigualdades com mais desigualdades. Porque somos parte de muitas maiorias e tantas outras minorias, mas nunca pensamos em nos fazer iguais. Porque temos nojo de pobre, odiamos ricos e achamos a classe média burra.

Porque é moda incendiar ônibus. Matamos quem torce pra outro time. Porque percebemos que não estamos preparados para sediar uma Copa do Mundo agora, em 2014, quando o anúncio foi feito em 2007. Porque queremos hospitais e não estádios, mas votamos igualzinho a cada dois anos.


Porque política virou profissão. E os parlamentos cemitérios de sub-celebridades. Porque o Deputado Federal mais votado da história do nosso país é o Tiririca. O Paulo Maluf é sempre reeleito. Porque o Sarney era, até bem pouco tempo atrás, Presidente do Senado. E foi substituído pelo Renan Calheiros. E o Senador do meu Estado, aquele gente boa que canta Racionais MC’s, votou em Calheiros. Achamos o Lula legal só porque a mãe dele nasceu analfabeta e a Dilma só porque ela diz que por trás das crianças há um cachorro oculto.

E vocês ainda perguntam por que não me ufano?
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário